• CIRCUITO ANNE SEXTON: Conversas, encontros e leituras em homenagem à poeta pelos 50 anos de sua partida

      “Anne Sexton é espiã e bruxa, dessas que te dão a mão pra atravessar a rua, o céu, o inferno. Das poetas mais radiantes do século passado.” _Letícia Novaes, a Letrux Anne Sexton foi um vendaval que desafiou convenções. Se estivesse viva, teria hoje 95 anos. Em 2024, completam-se 50 anos de sua partida. …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    21 notas cartográficas [sobre Nós somos muitas, de Pedro Meira Monteiro] por Patrícia Lino 1. Na capa, o pronome “nós” divide-se, entrecortado, como um slide deslizante, em 4. Assim como o deslizante advérbio “muitas”, que se desmonta, no sentido contrário, em 6. O verbo, que não desliza nunca, une “nós” e “muitas”. Do lado esquerdo, …

    Mais
  • COLUNA MARCA PÁGINA

    ROUPA, MEMÓRIA por Ana Elisa Ribeiro   Era uma blusa de frio com listas azuis e marrons. Lembro que tinha um toque meio seco, mas era de lã ou coisa parecida, aquecia bem, e eu só a usava entre junho e julho, no inverno de Belo Horizonte. Em agosto já parecia demais. Na foto, eu …

    Mais
  • COLUNA LATINIDADES

    POTENTES HERMANAS Convidada Mariana Sanchez   Tradutora finalista do prêmio Jabuti 2022, Mariana Sanchez mostra os bastidores da tradução da argentina Mariana Enriquez sobre a conterrânea Silvina Ocampo para o português no Brasil, em “retrato polifônico das múltiplas facetas dessa personagem tão misteriosa” Por Michelle Strzoda Não é só no futebol que os argentinos dominam …

    Mais
  • COLUNA EXPERIMENTO ABERTO

    A FOFOCA COMO IMPULSO DE LEITURA Por Ieda Magri Parece que em outras vidas fui uma fofoqueira: expus vidas alheias, usei coisas que sabia dos outros a meu favor, pelo menos foi o que me garantiu uma astróloga que consultei recentemente. Isso me fez pensar nas fofoqueiras todas da minha adolescência e então desconfio daquilo …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    UM PAÍS DESSE JEITO por Leonardo Villa-Forte   Tem como você repetir, por favor, um segundo, pronto, agora desliguei, essa gente fica alugando, viu, isso que dá ser simpático com telefonista, e olha que era da Legião da Boa Vontade, os caras insistem tanto que te deixam sem saída, parece que fazem de propósito pra …

    Mais
  • COLUNA EXPERIMENTO ABERTO

    A ESCRITA COMO DESAFIO E APERFEIÇOAMENTO DO ERRO Por Ieda Magri & Felipe Charbel   No ano passado organizamos com o Rafael Gutiérrez uma coletânea de ensaios para a Relicário. A ideia era simples: cada um escreveria sobre o que bem entendesse, da forma como desejasse. Foi nossa única orientação. Se fosse para o livro …

    Mais
  • COLUNA LIVRE

    O REVÉS DE UM PARTO Por Cláudia Lamego   Escrito em prosa poética, Brilha como vida pode ser lido como um romance de formação em estilhaços. Da poeta que escreve, no internato, “palavras como alavancas, martelos, flechas apontadas contra algo que vibra e não tem nome ou palavra” à escritora que encontra nas palavras a …

    Mais
  • COLUNA LIVRE

    NARRAR A VIDA por Ana Holanda   Levei meu pai, um senhor de 86 anos, para fazer uma endoscopia. Quando o deixei em casa, ele ainda sentia sono por conta da sedação do exame. Comeu pouco e foi deitar. No final da tarde, passei novamente em sua casa para ver como estava. Dormindo, disse categoricamente …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    ELOGIO DA PARTILHA: A TRADUÇÃO DE ‘BRILHA COMO VIDA’ por Patricia Peterle e Andrea Santurbano   Neste relato, Patricia Peterle e Andrea Santurbano descrevem o ofício da tradução partindo da máxima que a escrita é sempre um convite para uma partilha. Como uma constatação de vida, que carrega suas marcas, feridas e cicatrizes, eles trabalharam a quatro …

    Mais
  • COLUNA LIVRE

    UMA FORMA DE CORAGEM PARA A ESCRITA por Rafael Gallo   Tem sido difícil escrever. Não há uma Grande Guerra em curso, ninguém que eu amo foi tirado de mim, nem tenho sido presa de algum vício, mas ainda assim tem sido difícil escrever. Provavelmente, por viver tempos nos quais a ameaça à vida se …

    Mais
  • COLUNA MARCA PÁGINA

    LI SEU DIÁRIO por Ana Elisa Ribeiro   Não sei mais se era uma agenda ou um diário. Acho que não tinha cadeado. Eu me lembro da capa dura com o desenho do Garfield, que adorava e com quem me solidarizava no ódio às segundas-feiras. Isso passou. Hoje tenho mais horror aos domingos. E, às …

    Mais
Atualizando…
  • Nenhum produto no carrinho.