• COLUNA LIVRE

    “ISSO É UMA LIVRARIA?” por Giuseppe Zani, da Jacaré Livros   Em meados de agosto de 2021, durante a pandemia de Covid-19, abri as portas da Livraria Jacaré, com títulos de segunda mão, no fundo de uma galeria do bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Tinha muita dúvida se as pessoas viriam – eu …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    ‘A OBRA DE BENJAMIN NÃO CESSA DE EXPERIMENTAR NOVAS FORMAS DE APRESENTAÇÃO PARA O PENSAMENTO’  Entrevista com Patrícia Lavelle   Inovador e debruçado sobre aspectos poucos explorados da obra de um dos pensadores mais instigantes e debatidos em estudos contemporâneos, Walter Benjamin metacrítico: uma poética do pensamento, novo livro da professora e poeta Patrícia Lavelle, …

    Mais
  • COLUNA MARCA PÁGINA

    LIVRO TODO DIA por Ana Elisa Ribeiro   Em vez de “Dia do Livro”, “Livro Todo Dia” é uma proposta que me fiz desde criança. Numa quinta-feira quente, durante uma banca de mestrado sobre como ensinar a ler melhor, meio desanimadas, falávamos da nossa relação sistematicamente precarizada com a leitura, em especial a de professores …

    Mais
  • COLUNA PINDORAMA

    URUÇUMIRIM VIVE por Rafael Freitas da Silva Repousa exatamente na mesa do prefeito da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro um decreto, com verificação fidedigna do estágio de localização do documento por meio do acesso ao protocolo público, uma folha de papel que tem o poder de transcender a história e a identidade …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    Roda de conversa virtual Convidada Carola Saavedra   Semana de entrevistada e entrevistadores pra lá de especiais. A autora Carola Saavedra é nossa convidada para a abertura da nova seção Roda de Conversa Virtual no Blog da Relicário. Nesta conversa, Carola está rodeada por sete entrevistadores: Berttoni Licarião (@literatoni), doutor em Literatura pela UnB; a …

    Mais
  • COLUNA ASA DA PALAVRA

    UM ENCONTRO DE CLASSE por Pedro Meira Monteiro   Eu pretendia continuar aqui na coluna os comentários sobre a Flip “vegetal”, que comecei a escrever em dezembro de 2021. No entanto me sinto impelido a interromper a série logo em seu início, para narrar algo que aconteceu: uma cena simples, dessas que deixam a gente …

    Mais
  • COLUNA LIVRE

    Convidada Johanna Stein “SOU UMA LEITORA DE PAPÉIS. EU ADORO O TEXTO DA PIZARNIK. ELA ESTÁ NA MINHA CABECEIRA. FOI NUM DOMINGO SILENCIOSO QUE LI ‘ÁRVORE DE DIANA’ E DESDE ENTÃO TENTO ME RECUPERAR DESSE BAQUE.” Nossa entrevista desta semana especial é com Johanna Stein, proprietária da livraria gato sem rabo, em São Paulo, que muito em breve …

    Mais
  • COLUNA ALFAIATARIA

    MINOTAURO por Adriana Lisboa Minha culpa é mítica. O corpo pode ser de homem, mas eu sou, essencialmente, um touro. Ou será o contrário? Tenho no topo da cabeça este par de chifres cujo peso estorvaria um homem normal, mais um par de ventas largas e pelos que me recobrem todo o rosto, do pescoço …

    Mais
  • COLUNA MARCA PÁGINA

    TIPOETAS por Ana Elisa Ribeiro   Outro dia saí só para sair de casa; para tomar um ar; para subir e descer umas ruas; para alimentar a alma; para tomar uma água mineral sem gás; para sentir calor fora do quarto; para rever uma amiga; para ouvir a voz de outrem; para andar de carro …

    Mais
  • CIRCUITO ALEJANDRA PIZARNIK

    Conversas sobre Experimentos, Silêncios e Ruídos   APRESENTAÇÃO “Não sei sobre pássaros, Não conheço a história do fogo. Mas creio que minha solidão deveria ter asas.” Uma das mais cultuadas poetas contemporâneas, Pizarnik é considerada por estudiosos e especialistas da literatura uma das vozes mais originais da poesia argentina. Além da influência de grupos surrealistas …

    Mais
  • COLUNA LIVRE

    “LIVRO É INCENTIVO. FOI ASSIM QUE ENTROU NA MINHA VIDA” Convidada Nanni Rios   Nossa primeira entrevista neste mês de março é com Nanni Rios, catarinense e sócia da Baleia, livraria em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para Nanni, uma das coisas maravilhosas de ser livreira é receber pedidos do tipo: Ei, procuro “um …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    ‘NUM PAÍS MACHUCADO, CRIAR É UM ATO DE CURA’ Convidada Claudete Daflon   Em entrevista para o Blog da Relicário, a educadora e ensaísta Claudete Daflon disseca as dores de um país inflamado. Ao propor, sob a perspectiva decolonial, tornar a dor matéria-prima e linguagem, Claudete dialoga com um elenco de autoras, poetas, escritores, pensadores …

    Mais
Atualizando…
  • Nenhum produto no carrinho.