• COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    ELOGIO DA PARTILHA: A TRADUÇÃO DE ‘BRILHA COMO VIDA’ por Patricia Peterle e Andrea Santurbano   Neste relato, Patricia Peterle e Andrea Santurbano descrevem o ofício da tradução partindo da máxima que a escrita é sempre um convite para uma partilha. Como uma constatação de vida, que carrega suas marcas, feridas e cicatrizes, eles trabalharam a quatro …

    Mais
  • COLUNA LIVRE

    UMA FORMA DE CORAGEM PARA A ESCRITA por Rafael Gallo   Tem sido difícil escrever. Não há uma Grande Guerra em curso, ninguém que eu amo foi tirado de mim, nem tenho sido presa de algum vício, mas ainda assim tem sido difícil escrever. Provavelmente, por viver tempos nos quais a ameaça à vida se …

    Mais
  • COLUNA MARCA PÁGINA

    LI SEU DIÁRIO por Ana Elisa Ribeiro   Não sei mais se era uma agenda ou um diário. Acho que não tinha cadeado. Eu me lembro da capa dura com o desenho do Garfield, que adorava e com quem me solidarizava no ódio às segundas-feiras. Isso passou. Hoje tenho mais horror aos domingos. E, às …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    NARRATIVA EM WALTER BENJAMIN por Patrícia Lavelle   Em 15 de julho de 2022, o berlinense Walter Benjamin completaria 130 anos. Um dos mais relevantes filósofos e pensadores de todos os tempos, o jovem Benjamin peregrinou por universidades na Alemanha e na Suíça, onde realizou doutorado em filosofia durante a Primeira Guerra Mundial. Nos anos …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    ‘NAS TRAGÉDIAS GREGAS AS MULHERES SÃO PROTAGONISTAS, SOBRETUDO EM EURÍPIDES. A TRAGÉDIA É A JANELA PARA ENTENDERMOS O MEDO QUE A HUMANIDADE TEM DO FEMININO.’ Entrevista com Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa + Convidados: Leticia Bosisio, Mateus Baldi e Nara Vidal   Um passeio sobre dramaturgia, textos gregos na atualidade e por que ler os clássicos. …

    Mais
  • COLUNA LIVRE

    “VAI, ADAUTO, SER LIVREIRO NA VIDA” por Adauto Leva, da Livraria Cabeceira   Quando me perguntam por que eu abri uma livraria, eu respondo que foi para trabalhar com o produto que eu mais gosto na minha vida. Primeiro de tudo, sou um leitor, foi assim que a vida fez sentido para mim e é …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    RODA DE CONVERSA VIRTUAL Convidada Adriana Lisboa   A autora Adriana Lisboa é a convidada da vez para esse novo encontro na nossa Roda de Conversa Virtual no Blog da Relicário. Nesta conversa, Adriana está rodeada por oito entrevistadores: a jornalista e conteudista Bárbara Krauss (@bdebarbarie); o escritor, poeta e professor Edimilson de Almeida Pereira; …

    Mais
  • COLUNA MARCA PÁGINA

    TRENAS, FITAS, RÉGUAS, NÍVEIS por Ana Elisa Ribeiro   Dei à minha amiga – professora e poeta – uma minimáquina de costura. Duvidei um pouco de que o pequeno equipamento funcionasse a contento, mas comprei e entreguei, assim que a vi – a pessoa – diante de mim para um abraço. É uma maquininha que …

    Mais
  • COLUNA LIVRE

    “ISSO É UMA LIVRARIA?” por Giuseppe Zani, da Jacaré Livros   Em meados de agosto de 2021, durante a pandemia de Covid-19, abri as portas da Livraria Jacaré, com títulos de segunda mão, no fundo de uma galeria do bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Tinha muita dúvida se as pessoas viriam – eu …

    Mais
  • COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES

    ‘A OBRA DE BENJAMIN NÃO CESSA DE EXPERIMENTAR NOVAS FORMAS DE APRESENTAÇÃO PARA O PENSAMENTO’  Entrevista com Patrícia Lavelle   Inovador e debruçado sobre aspectos poucos explorados da obra de um dos pensadores mais instigantes e debatidos em estudos contemporâneos, Walter Benjamin metacrítico: uma poética do pensamento, novo livro da professora e poeta Patrícia Lavelle, …

    Mais
  • COLUNA MARCA PÁGINA

    LIVRO TODO DIA por Ana Elisa Ribeiro   Em vez de “Dia do Livro”, “Livro Todo Dia” é uma proposta que me fiz desde criança. Numa quinta-feira quente, durante uma banca de mestrado sobre como ensinar a ler melhor, meio desanimadas, falávamos da nossa relação sistematicamente precarizada com a leitura, em especial a de professores …

    Mais
  • COLUNA PINDORAMA

    URUÇUMIRIM VIVE por Rafael Freitas da Silva Repousa exatamente na mesa do prefeito da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro um decreto, com verificação fidedigna do estágio de localização do documento por meio do acesso ao protocolo público, uma folha de papel que tem o poder de transcender a história e a identidade …

    Mais
Atualizando…
  • Nenhum produto no carrinho.