Vida em Marte, da poeta estadunidense Tracy K. Smith, é o livro de estreia da autora no Brasil. Reconhecido pelo New York Times Book Review como um dos livros de poesia mais notáveis de 2011 e premiado em 2012 com o prestigioso Prêmio Pulitzer de Poesia, Tracy K. Smith imagina uma trilha sonora para o universo.
Sua poesia, com referências tiradas de David Bowie e da ficção científica, acompanha as descobertas e fracassos da existência humana para nos sugerir que o importante não é tanto desvendar os enigmas do universo, mas sim acolher o seu mistério.
Ainda assim, todos buscamos respostas — na religião, na ciência, na arte —, mas a interrogação permanece viva, não se encerra, especialmente quando nos deparamos com a perda e o luto. É por isso que Smith, que escreveu esses poemas após a morte de seu pai, um dos engenheiros do Telescópio Hubble, constrói sua metáfora marciana: o espaço exterior, sinônimo daquilo que não pode ser plenamente conhecido, onde seu pai se desvaneceu. Eleva o olhar às estrelas, mas focaliza a lente de seu telescópio no concreto, no íntimo, até mesmo no doméstico.
Vida em Marte consolida Tracy K. Smith como uma das grandes vozes de sua geração.
_Jurados do Prêmio Pulitzer