No Dia Mundial do Mar, a coordenadora da Coleção Marguerite Duras escreve sobre a onipresença
do mar na obra de uma das maiores autoras francófonas de todos os tempos
Por Luciene Guimarães de Oliveira
O mar de Marguerite Duras evoca o que não se pode nomear, o irrepresentável, o incomensurável, o desconhecido. Imensidão, mistério, medo, encantamento, fascínio… Seu movimento alterna forças devastadoras e serenas, conflituosas entre o prazer da contemplação e o receio de ser submerso.
“Em Trouville, no entanto, havia a praia, o mar, a imensidão dos céus, das areias. Era isso a solidão. Foi em Trouville que contemplei o mar até o nada.” (Escrever)
“É ali que termina Hiroshima e começa o Pacífico.” (Hiroshima, meu amor)
O mar da Barragem contra o Pacífico, mar de ruína, e mar que nutre o imaginário feminino mer/mère (mar/mãe). Memória de uma infância passada num país peninsular, o mar da Indochina, que tentou constantemente recriar, o mar de Duras é escrito, filmado, imaginado, fantasiado, inspirador, ilimitado.[1] Sem contar os lugares marítimos mencionados que fazem parte de uma geografia pessoal existente ou inventada, como observa Simona Crippa – Trouville, Rocca, Malaca, Gibraltar, S. Thala, T. Beach, Quillebeuf. As paisagens portuárias são inúmeras, assim como os personagens ligados a qualquer atividade marítima, como Chauvin, de Moderato cantabile.
“– Venha – exclamou Anne Desbarades. – Vamos passear. – Na beira do mar? – Na beira do mar, por toda parte. Venha.” (Moderato Cantabile)
O Ciclo Atlântico
Como denominado pela critica durassiana, o Ciclo Atlântico de Marguerite Duras é marcado pela chegada do companheiro e editor paralelo Yann Andréa na vida da escritora. Esse acontecimento inaugura uma nova dimensão na obra tanto literária quanto fílmica.
“O mar chegou diante do quarto. Não devem estar distantes da manhã. É o mar insone que está ali, bem perto das paredes, é bem o seu rumor, ralentado, exterior, o que leva à morte.” (Olhos azuis, cabelos pretos)
Olho azuis, cabelos pretos; O verão de 80; Escrever; O homem atlântico; O homem sentado no corredor (estes dois últimos títulos ainda inéditos na Coleção MD) representam tal ciclo em que Duras escreve e filma em Trouville, cidade à beira-mar onde passava os verões.
“O mar está alto, parado, sua superfície está lisa, perfeita, uma seda sob o céu pesado e cinzento. Faz alguns dias que as tempestades se distanciam e fogem na direção do mar.” (O verão de 80)
Não se trata de um mar qualquer, mar de dimensão estética e política, onde finda a Segunda Guerra Mundial, mar cenário de seu cinema, que desafia a fronteira do real e do imaginário.
O mar constitui um verdadeiro motif, tema que inerva sua literatura desde a Barragem contra o Pacífico, passando pelo O homem Atlântico até O Amante da China do Norte.
E, no entanto, um bom número de personagens durassianas olha para o mar, em textos e filmes, porque contemplá-lo é confrontar o desejo e o mistério. Caberia, portanto, questionar o caráter – poético, estético, político – dessa observação e que evoca as inúmeras facetas de uma escritora de múltiplas dimensões como Marguerite Duras.
Luciene Guimarães de Oliveira é doutora em Littérature et arts de la scène et de l’écran pela Université Laval, no Canadá. Tradutora de Escrever, primeiro título da Coleção Marguerite Duras, da qual também assina a coordenação.
QUEM LIGA? por Ana Elisa Ribeiro Abri o Facebook e aquela enxurrada vertical de postagens e links começou a rolar. Li então um conhecido, poeta, perguntar como lidar com a situação de pessoas queridas que não valorizam em nada o que a gente produz. Ele não era explícito, não dizia qual exatamente era a …
NÓS VIEMOS DA SELVA por Rafael Freitas da Silva Vem da Presidência da República finalmente um assunto digno e benigno para a reflexão de todos os brasileiros. Na verdade, da República Argentina. Pois lá o mandatário Alberto Fernández verbalizou, em uma conferência com o primeiro-ministro espanhol, em Buenos Aires, um ditado portenho ainda pouco …
UMA FORMA DE CORAGEM PARA A ESCRITA por Rafael Gallo Tem sido difícil escrever. Não há uma Grande Guerra em curso, ninguém que eu amo foi tirado de mim, nem tenho sido presa de algum vício, mas ainda assim tem sido difícil escrever. Provavelmente, por viver tempos nos quais a ameaça à vida se …
UM PAÍS DESSE JEITO por Leonardo Villa-Forte Tem como você repetir, por favor, um segundo, pronto, agora desliguei, essa gente fica alugando, viu, isso que dá ser simpático com telefonista, e olha que era da Legião da Boa Vontade, os caras insistem tanto que te deixam sem saída, parece que fazem de propósito pra …
COLUNA LIVRE
O MAR DE MARGUERITE
No Dia Mundial do Mar, a coordenadora da Coleção Marguerite Duras escreve sobre a onipresença
do mar na obra de uma das maiores autoras francófonas de todos os tempos
Por Luciene Guimarães de Oliveira
O mar de Marguerite Duras evoca o que não se pode nomear, o irrepresentável, o incomensurável, o desconhecido. Imensidão, mistério, medo, encantamento, fascínio… Seu movimento alterna forças devastadoras e serenas, conflituosas entre o prazer da contemplação e o receio de ser submerso.
“Em Trouville, no entanto, havia a praia, o mar, a imensidão dos céus, das areias. Era isso a solidão. Foi em Trouville que contemplei o mar até o nada.” (Escrever)
“É ali que termina Hiroshima e começa o Pacífico.” (Hiroshima, meu amor)
O mar da Barragem contra o Pacífico, mar de ruína, e mar que nutre o imaginário feminino mer/mère (mar/mãe). Memória de uma infância passada num país peninsular, o mar da Indochina, que tentou constantemente recriar, o mar de Duras é escrito, filmado, imaginado, fantasiado, inspirador, ilimitado.[1] Sem contar os lugares marítimos mencionados que fazem parte de uma geografia pessoal existente ou inventada, como observa Simona Crippa – Trouville, Rocca, Malaca, Gibraltar, S. Thala, T. Beach, Quillebeuf. As paisagens portuárias são inúmeras, assim como os personagens ligados a qualquer atividade marítima, como Chauvin, de Moderato cantabile.
“– Venha – exclamou Anne Desbarades. – Vamos passear.
– Na beira do mar?
– Na beira do mar, por toda parte. Venha.”
(Moderato Cantabile)
O Ciclo Atlântico
Como denominado pela critica durassiana, o Ciclo Atlântico de Marguerite Duras é marcado pela chegada do companheiro e editor paralelo Yann Andréa na vida da escritora. Esse acontecimento inaugura uma nova dimensão na obra tanto literária quanto fílmica.
“O mar chegou diante do quarto. Não devem estar distantes da manhã. É o mar insone que está ali, bem perto das paredes, é bem o seu rumor, ralentado, exterior, o que leva à morte.” (Olhos azuis, cabelos pretos)
Olho azuis, cabelos pretos; O verão de 80; Escrever; O homem atlântico; O homem sentado no corredor (estes dois últimos títulos ainda inéditos na Coleção MD) representam tal ciclo em que Duras escreve e filma em Trouville, cidade à beira-mar onde passava os verões.
“O mar está alto, parado, sua superfície está lisa, perfeita, uma seda sob o céu pesado e cinzento. Faz alguns dias que as tempestades se distanciam e fogem na direção do mar.” (O verão de 80)
Não se trata de um mar qualquer, mar de dimensão estética e política, onde finda a Segunda Guerra Mundial, mar cenário de seu cinema, que desafia a fronteira do real e do imaginário.
O mar constitui um verdadeiro motif, tema que inerva sua literatura desde a Barragem contra o Pacífico, passando pelo O homem Atlântico até O Amante da China do Norte.
E, no entanto, um bom número de personagens durassianas olha para o mar, em textos e filmes, porque contemplá-lo é confrontar o desejo e o mistério. Caberia, portanto, questionar o caráter – poético, estético, político – dessa observação e que evoca as inúmeras facetas de uma escritora de múltiplas dimensões como Marguerite Duras.
Luciene Guimarães de Oliveira é doutora em Littérature et arts de la scène et de l’écran pela Université Laval, no Canadá. Tradutora de Escrever, primeiro título da Coleção Marguerite Duras, da qual também assina a coordenação.
Conheça a Coleção Marguerite Duras
Posts relacionados
COLUNA MARCA PÁGINA
QUEM LIGA? por Ana Elisa Ribeiro Abri o Facebook e aquela enxurrada vertical de postagens e links começou a rolar. Li então um conhecido, poeta, perguntar como lidar com a situação de pessoas queridas que não valorizam em nada o que a gente produz. Ele não era explícito, não dizia qual exatamente era a …
COLUNA PINDORAMA
NÓS VIEMOS DA SELVA por Rafael Freitas da Silva Vem da Presidência da República finalmente um assunto digno e benigno para a reflexão de todos os brasileiros. Na verdade, da República Argentina. Pois lá o mandatário Alberto Fernández verbalizou, em uma conferência com o primeiro-ministro espanhol, em Buenos Aires, um ditado portenho ainda pouco …
COLUNA LIVRE
UMA FORMA DE CORAGEM PARA A ESCRITA por Rafael Gallo Tem sido difícil escrever. Não há uma Grande Guerra em curso, ninguém que eu amo foi tirado de mim, nem tenho sido presa de algum vício, mas ainda assim tem sido difícil escrever. Provavelmente, por viver tempos nos quais a ameaça à vida se …
COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES
UM PAÍS DESSE JEITO por Leonardo Villa-Forte Tem como você repetir, por favor, um segundo, pronto, agora desliguei, essa gente fica alugando, viu, isso que dá ser simpático com telefonista, e olha que era da Legião da Boa Vontade, os caras insistem tanto que te deixam sem saída, parece que fazem de propósito pra …