“Em Sobre graça, dignidade e beleza em Friedrich Schiller e Heinrich von Kleist, Carina Zanelato Silva apresenta uma competente investigação sobre a sensibilidade neoclássica e romântica germânicas, vislumbrando a questão sob dois mirantes oportunos e localizados em polos opostos: respectivamente, o pensamento estético e a obra dramática de Schiller e de Kleist. Transitando com desenvoltura pelo campo de tensões entre conceitos geminados e antípodas como graça e dignidade, classicismo e romantismo, sublime e grotesco, investigação filosófica e análise literária, o estudo compreende não apenas uma avaliação lúcida das ideias estéticas acerca do conflito entre idealidade e realização artística no contexto da literatura e pensamento germânicos de fins do século XVIII e início do século XX, mas, indiretamente, indica caminhos para a interpretação aspectos seminais do pensamento estético moderno. Ao se buscar conferir à arte uma função emancipadora e alternativa aos imperativos de uma modernidade erigida sobre os escombros da idealidade perdida, os caminhos se bifurcam: há o caminho penoso da edificação, rota seguida por Schiller, ou a via tortuosa da transgressão, opção de Kleist. A categorias e sistemas filosóficos densos, como idealismo moderno, graça e dignidade, sublime e grotesco, Carina Zanelato Silva dispensa tratamento dinâmico, demonstrando sua pertinência como orientações passíveis de iluminar o texto literário – as leituras apresentadas de Die Jungfrau von Orleans, de Schiller, e de Penthesilea, de Kleist, insuflam vida em certas categorias filosóficas ao convocá-las ao plano da exegese literária. A importância do contexto cultural de onde emergem as obras de Schiller e Kleist para o estabelecimento do pensamento estético moderno e a considerável escassez, em nosso país, de estudos sobre os referidos escritores, seriam suficientes para justificar o reconhecimento que se deve prestar ao estudo promovido por Carina Zanelato Silva; contudo, os méritos da obra vão além: Sobre graça, dignidade e beleza em Friedrich Schiller e Heinrich von Kleist promove segura investigação da estética do Kunstperiode, apresenta considerações argutas sobre a relação entre expressão literária e idealidade e atesta flagrante sensibilidade intelectual no trato com o texto literário. Além de atender ao interesse de germanistas, o estudo há de contemplar estudiosos do romantismo, leitores interessados no diálogo entre literatura e filosofia e aqueles que buscam avaliações seguras sobre os alicerces da sensibilidade moderna.”
Fabiano Rodrigo da Silva Santos (UNESP)