Jamais o fogo nunca | Diamela Eltit (Convidada FLIP 2017)

Código: 9VXPDV977
R$ 45,00
Comprar Estoque: Disponível
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.
Jamais o fogo nunca 
 
Diamela Eltit
Tradução e prefácio de Julián Fuks


172p.| 2017 | 14 x 21 cm 
ISBN: 978-85-66786-59-0

“Jamais o fogo nunca” é o primeiro romance da escritora chilena Diamela Eltit traduzido para o público brasileiro. Com um título que provém de um enigmático verso de César Vallejo, o romance se constitui pela voz, em primeira pessoa, de uma mulher cujo dado biográfico essencial é ter sido uma sobrevivente da luta política no período do regime militar, luta que trouxe consigo a delação, o cárcere e a perda de um filho. A obra parte desse pano de fundo histórico e pessoal para seguir em direção ao microcosmo dessa voz e examinar o tecido medular das subjetividades que trançaram as utopias e sentidos do século XX, encarando a condição precária dos corpos excedentes desse tempo.

A partir de uma máxima ambiguidade, o romance se abre a diversas possibilidades, nas quais oscila e se dissolve a fronteira entre a vida e a morte, entre o corporal e o social. A noção de célula funciona, no romance, como chave política, mas, também, como unidade básica do corpo, ambas as arestas ali presentes para produzir a explosão e a confusão entre corpo e política.

Do lado escuro de um espelho, a face e a contraface de um homem e uma mulher percorrem perdas e resíduos, encarnando o tecido da época moderna, que se vislumbra como opaca, estéril, traiçoeira. O fracasso da utopia de uma geração espelha o fracasso vital dessa mulher sem nome e de seu companheiro, que se encerram em uma habitação e compartilham uma língua privada que já não serve mais para criar e dar sentido à experiência, mas apenas para manter a memória de um passado compartilhado. Eles operam como avessos de uma tapeçaria que não tem uma única verdade, nem um único destino, sendo feita de ecos que desarmam e desmontam seus traços, desmentindo a estabilidade e a verdade de qualquer cronologia. Narrar o fracasso a partir do interior da língua é um dos principais méritos desta obra de Diamela Eltit.

Com tradução e prefácio do escritor Julián Fuks, a leitura de “Jamais o fogo nunca” apresentará aos leitores brasileiros uma experiência literária de primeira ordem e, finalmente, uma escritora que ocupa um lugar central na narrativa chilena e hispano-americana contemporâneas.

>>> Jamais O Fogo Nunca é um romance de 2007 que foi eleito em 2016 pelo suplemento Babelia, do El País, um dos 25 melhores romances em espanhol dos últimos 25 anos.

Sobre a autora: Diamela Eltit nasceu em Santiago em 1949. Ocupa um lugar central na narrativa chilena e hispano-americana contemporâneas. A força e a complexidade de sua proposta literária, a solidez e a coerência de sua construção narrativa e a perfeição de sua prosa converteram seu livros em paradigmas que forneceram à crítica muito material para discussão. Entre outros romances, é autora de Lumpérica, Por la Patria, El cuarto mundo, Vaca Sagrada, Los vigilantes, Los trabajadores de la muerte, Mano de obra e Puño y letra. Alguns deles foram traduzidos ao francês, inglês e finlandês. Formada em Letras, foi professora visitante nas universidades de Columbia, Berkeley, Stanford, Washington, John’s Hopkins e New York.  

R$ 45,00
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagSeguro
  • Depósito Bancário
  • PayPal
  • MercadoPago
  • Bcash
  • Paghiper
Selos
  • Site Seguro

© Todos os direitos reservados. 2017