Antiga Musa (arqueologia da ficção) | Jacyntho Lins Brandão

Código: HFXB7C8J4
R$ 40,00
Comprar Estoque: Disponível
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Antiga Musa (arqueologia da ficção) - 2a. edição revista e ampliada

Autor: Jacyntho Lins Brandão

196p.| 2015 | 14 x 21 cm 
ISBN: 978-85-66786-17-0

O objetivo deste livro é examinar as condições que motivaram o surgimento das teorias sobre a literatura na Grécia, concentrando-se em seus princípios (...). Por isso o subtítulo de ‘arqueologia da ficção’, visto que a perspectiva arqueológica interessa aqui nos três sentidos dearkhé: começo, princípio e poder. Busca-se, assim, uma investigação dos primórdios da reflexão poética na Grécia, motivo pelo qual são trabalhados os dois conjuntos de textos mais arcaicos que recebemos, os poemas homéricos e hesiódicos; por outro lado, trata-se, também, de uma reflexão sobre os princípios que se podem deduzir das poéticas implícitas de algum modo expressas ou sugeridas nos dois corporareferidos; finalmente, esses dados interessam enquanto os gestos inaugurais de uma determinada tradição poética (e literária) que permanecerá sob o controle desses mesmos gestos, levantando problemas de compreensão e avaliação profundos e capazes de impulsionar o surgimento das teorias literárias.

Livro esgotado há algum tempo, invocamos de novo, aqui, a nossa musa arcaica, que reaparece de roupa nova e com um capítulo a mais – “o canto novíssimo”, em que o autor faz uma análise da valorização de uma poética da novidade na Odisseia dentro de certo contexto tradicional que envolve os textos homéricos.

 
 
Sobre o autor:
 

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e Doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (1992). Leciona na Universidade Federal de Minas Gerais desde 1977, ocupando atualmente o cargo de Professor Titular de Língua e Literatura Grega. Na mesma Universidade, foi Diretor da Faculdade de Letras (1990-1994 e 2006-2010) e Vice-Reitor (1994-1998). É sócio  fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, em que exerceu os cargos Presidente (1991-1993), Secretário Geral (1985-1987) e Tesoureiro (2004-2005). Foi Professor Visitante na Universidade de Aveiro (Portugal, 1998-1999) e na Universidad Nacional del Sur (Bahía Blanca, Argentina, 2001), bem como Directeur d'Études Invité na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França, 2001). Seus principais trabalhos são na àrea de literatura grega (Luciano de Samósata, o romance e as teorias literárias gregas), língua grega (ensino do grego antigo) e filosofia grega (Platão). Publicou ainda obras de ficção.

R$ 40,00
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagSeguro
  • Depósito Bancário
  • PayPal
  • MercadoPago
  • Bcash
  • Paghiper
Selos
  • Site Seguro

© Todos os direitos reservados. 2017